

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.
Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
A ideia do que se tornou o Halloween surgiu a mais de 2500 anos entre os povos Celtas.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas.
Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval e como tentativa de terminar com a comemoração do Halloween, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro) logo após ao dia das bruxas.
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras.
São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”.
Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

E a Vip School já esta em clima de Halloween.





Tricks or Treats
















Thanksgiving
Thanksgiving ou Ação de Graças em português é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus pelos familiares e a mesa farta.
Atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus e cerca de noventa índios também participaram do festival e todos comeram ao ar livre em grandes mesas. Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas. Em 2016 o Thanksgiving será no dia 24 de Novembro. Independente da cultura de cada país aproveite você também para agradecer por tudo e todos que fazem a diferença na sua vida.


Little Donuts
by Wilma Sacomano
Ingredients
1- Egg
1- tablespoon butter (no salt) ½ - cup vanilla
1- teaspoon warm milk 2 – Yeast envelopes
½ - cup sugar 4 –cups wheat flour
Cooking
Let it rest about 40 minutes
Shape and Fry them
Icing
1-cup powdered sugar
6 tablespoons milk
> Mix everything and pour over the donuts
Participe você também do mural da Vip School com dicas de música,
filmes, jogos, receitas e o que mais desejar



MANNEQUIN CHALLENGE
VIP SCHOOL
A verdadeira história do Papai Noel
Ao redor do mundo, Papai Noel tem inúmeros nomes, como Santa Claus, Viejito Pascuero, Joulupukki. O que não muda é a figura do velhinho barrigudo, de pele rosada, vestido com roupas vermelhas, barba branca e que se tornou a figura mais importante das festas natalinas.
Mas quem é esse senhor para quem milhões de crianças espalhadas pelo mundo escrevem uma cartinha contando como tem se comportado e pedindo-lhe um presente para a noite de Natal? Estudiosos dizem que a figura do bom velhinho foi inspirada em um bispo chamado Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu inicialmente na Alemanha e se espalhou pelo mundo representado com uma roupa de inverno na cor verde escura muito diferente ao que se atribui hoje. Em uma campanha publicitária de 1931, Papai Noel aparece com o figurino criado pelo cartunista alemão Thomas Nast usando as mesmas cores da marca Coca-cola. A campanha publicitária foi um grande sucesso, ajudando a espalhar a imagem do Papai Noel como é hoje.


Entendendo a BLACK FRIDAY
Você já ouviu alguém dizendo que os brasileiros copiam tudo o que os Americanos fazem, especialmente hoje com a BLACK FRIDAY, mas saiba que essa ideia também vem sendo copiada por muitos outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai, etc.
O que é a BLACK FRIDAY?
Lembra quando sua avó diz que "juntou a fome com a vontade de comer"? Então, é uma oportunidade para varejistas e consumidores já que os donos de lojas precisam de espaço na loja para expor as mercadorias novas para o melhor período de vendas do ano, o Natal, e assim eles oferecem descontos de até 90% (de verdade) para se "livrarem" de produtos encalhados nas lojas, sem rotatividade. A maioria dos produtos são do mostruário e alguns podem até serem vendidos com defeito, o que é permitido desde que o cliente seja informado.
Por que na Sexta-Feira (Friday)?
Sempre na última Quinta-Feira de Novembro é celebrado um feriado muito importante nos EUA, o Thanksgiving (Ação de Graças). Parte da tradição deste feriado consiste em preparar uma mesa farta e reunir os familiares a sua volta para agradecer as bênçãos recebidas. Agora tente imaginar o fluxo de gente nos aeroportos, rodoviárias, estações de trens e nas estradas, todos consumidores em potencial, uma oportunidade única que começou a ser explorada na década de 1960.
Por que esse nome "Sexta-Feira Negra" (Black Friday)?
Há registros desta expressão em jornais desde o século XIX mas não tinha nada a ver com o comércio. Dentre muitas hipóteses duas das mais populares são as seguintes:
> As pessoas que precisavam acordar cedo para trabalhar na Sexta-Feira enquanto a maior parte do país descansa se referiam a este dia como "uma sexta feira amarga, triste", "a Black Friday"
> Outro motivo que popularizou o nome foi dado pelos comerciantes que marcavam com tinta vermelha o prejuízo e com estas vendas, mesmo com desconto, mudavam as anotações do caixa para tinta preta, representando lucro.
Mas afinal, a Black Friday no Brasil é igual nos States?
Lamentavelmente não e por uma série de motivos, dentre eles o fator ocasião, pois não celebramos o Dia de Ação de Graças (embora a data consta entre os feriados nacionais brasileiros) e outro forte motivo é a forma como é aplicada a tributação brasileira, diferente da americana onde as taxas são cobradas no valor pós-venda, no Brasil os impostos já estão embutidos no produto e se o lojista quiser baixar demais o preço, terá que pagar os tributos do próprio bolso.
Repare também que a maioria das empresas brasileiras não fazem promoções apenas na Sexta, é fácil encontrar campanhas promocionais como "Black week"(semana) ou "Black month"(mês) já que não há a ocasião do Thanksgiving.
As expressões "Black Fraude" e "Tudo pela metade do dobro do preço" não são meros boatos, as pegadinhas e falsas promoções estão por aí e é preciso pesquisar, especialmente o frete.
Finalmente, juízo com os gastos afinal você não vai querer se endividar com o natal, férias e as continhas de início de ano chegando mas aproveite para comprar aquele produto que você já vem paquerando faz algum tempo.
Espero ter contribuído para informar meus estimados alunos, pesquisadores, curiosos e demais leitores. Convido-os para comentarem abaixo suas experiências sobre a Black Friday.
Have a nice shopping day
Texto de Helder Victor

